
 

EXECUTIVO AINDA FAZ O QUE    

QUER COM A RADIODIFUSÃO  

Congresso e Sociedade Civil se omitem diante das práticas 

autoritárias e antidemocráticas do governo federal.  

A venda da Rede Manchete, em junho deste ano, é o último grande lance 

de um poder político sobre os meios eletrônicos de comunicação de massa

que, no Brasil, continua empalmado pelo Executivo e conta com a coni-

vência do empresariado, a submissão do Congresso e a tolerância da so-

ciedade civil.  

O episódio da venda da Manchete é exemplar. Numa operação estimada em 

130 milhões de dólares o grupo IBF, Indústria Brasileira de Formulários

- cujo vertiginoso sucesso, desde 1988, está associado à venda de car-

telas de raspadinha a bancos estatais - adquiriu, da família Bloch, 49%

do controle acionário da Rede Manchete. Apesar de assumir, de fato, o 

controle da Rede, o grupo IBF disfarçou essa condição para "agilizar" a

transação que, legalmente, só poderia ser concretizada com a autoriza-

ção do Governo Federal.  

A Secretaria Nacional de Comunicações, órgão responsável do Ministério

dos Transportes e das Comunicações, finge não perceber algo que é pú-

blico e notório, com suas autoridades chegando a participar de rodadas 

de negociações com os envolvidos. Na verdade, não há nada de novo nessa

transferência de propriedade. Há provas de que o próprio grupo IBF ado-

tou esse mesmo procedimento para burlar a legislação e assumir o con-

trole da TV Jovem Pan, que opera em UHF na cidade de São Paulo.  

- 1 -



 

Até a promulgação da Constituição de 88, e durante mais de meio século,

o presidente da república deteve o poder de distribuição de concessões 

e permissões de emissoras de rádio e televisão, por decisão pessoal. 

Nesse período, mais de três mil emissoras foram distribuídas na base do

compadrio, favorecimento, barganha política e, não raro, corrupção. O 

governo Sarney, que desfrutou desse poder até horas antes da promulga-

ção da Constituinte, distribuiu 1.028 concessões de emissoras de tele-

visão e de rádio AM e FM. Como resultado, foram praticamente esgotadas 

as freqüências e canais tecnicamente viáveis no país, nessas modalida-

des de serviço.  

A Constituição passou para o Congresso a decisão final sobre as outor-

gas de um serviço de radiodifusão praticamente esgotado. Graças as 

manobras dos empresários que patrocinaram um texto constitucional pro-

videncialmente impreciso, o Executivo entendeu que cabia ao Congresso 

decidir apenas sobre as "tecnologias convencionais". E passou a implan-

tar as "novas tecnologias" tais como TV em UHF, TV por Assinatura,

Transmissão Direta de Satélite e TV a Cabo, reguladas por meras porta-

rias ou decretos e, além disso, passou a distribuir outorgas para exe-

cução dos novos serviços sem a homologação do Congresso.  

A ingerência do Executivo na radiodifusão também se dá por outros 

meios. A própria Rede Manchete operou, nos últimos anos, uma monumental

apropriação indébita sob a tolerante cumplicidade do INSS e o FGTS, 

acumulando uma dívida que hoje chega a 20 milhões de dólares. O Execu-

tivo ainda intervém diretamente regulando a sua generosidade na distri-

buição do "bolo" de mais de 500 milhões de dólares reservados pelas es-

tatais para publicidade, cerca de 25% do mercado publicitário brasilei-

ro.  

- 2 -



 

É justamente a publicidade oficial que vem tornando viável a rede OM, 

constituída no início deste ano pelo empresário paranaense José Carlos 

Martinez, dirigente do PRN e um dos caixas da campanha Collor à presi-

dência. Pouco importa, para o governo federal, que dinheiro público es-

teja sustentando a rede OM e ajudando a financiar uma programação que 

se caracteriza por apelar para instintos e sentimentos subalternos do 

público, carregando na pornografia e na violência. Com uma disputa da 

audiência a qualquer custo, a rede OM está contribuindo para degradar a 

programação da televisão como um todo. O que interessa, para o governo 

Collor, é poder contar com mais numa linha de apoio numa conjuntura di-

fícil.  

O desrespeito com o interesse público não surge apenas nas alegações de 

que o público tem a liberdade de "operar o seletor de canal". Também 

aparece no absurdo de situações criadas por essa política. Hoje, para 

se obter um novo canal de televisão, é necessário obter uma outorga do 

Executivo e a aprovação do Congresso. Enquanto isso, para se assumir 

"de fato" o comando de uma rede de televisão, basta a decisão do seu 

dono - que se arvora, como ocorreu com a família Bloch, na condição de 

outorgante - usurpando uma competência não só do Executivo, mas também 

do Congresso Nacional.  

A simbiose de interesses entre o Governo Federal e as grandes empresas 

de radiodifusão que sustentam essa política, entretanto, não é a causa 

única deste soterramento do interesse público. Por seu lado, o Congres-

so também aceita submeter-se a essa política de usurpação sistemática e 

não vota os diversos projetos em tramitação que pretendem esclarecer a 

amplitude dos seus poderes e responsabilidades em relação à radiodifu-

são. E, finalmente, constata-se a sociedade civil assistindo a esse 

descalabro, há mais de 60 anos, sem uma reação à altura.  

- 3 -  



 

A criação, em 1991, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunica-

ção, também integrado pela FENAJ, ainda não produziu uma mobilização 

capaz de fazer frente ao conluio de interesses que atribui ao Estado um

poder autoritário e antidemocrático. As expectativas agora recaem sobre

o recém criado Conselho de Comunicação Social, órgão auxiliar do Con-

gresso, atualmente em fase de composição, que reunira representação do 

empresariado e de profissionais da comunicação e de entidades da socie-

dade civil. Com o mérito de ser o primeiro espaço institucional criado 

para debater os problemas da comunicação, até agora confinados aos ga-

binetes do Executivo, este poderá ser o ambiente apropriado para a for-

mação do consenso, imprescindível para que se operem mudanças de tanto 

impacto como as necessárias para a democratização da comunicação de 

massa no Brasil. 

Daniel Herz  

Porto Alegre, julho de 1992.  

- 4 -



 


