
 

OMISSÃO DA SOCIEDADE CIVIL 
ASSEGURA USURPACÃO DO PÚBLICO  

Sistemas de comunicação gigantescos, descomprometidos com o in-
teresse público e estruturados a partir do rádio e da televi-       
são, agora avançam para o controle das novas tecnologias, sem 

reação correspondente da sociedade civil.  

Trabalho apresentado por Daniel Herz no GT Políticas de Comunicação no Brasil da Socie-                    
dade de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), no seu XV Congresso, 14 a 

17/10/92, em São Bernardo do Campo - SP. 

Em fevereiro de 1988, técnicos da Fundação Oswaldo Cruz,
do Rio de Janeiro, constataram que três lotes de gama-
globlobulina do laboratório Behring continham anti-cor-
pos anti-HIV e podiam contaminar os seus consumidores 
com o vírus da AIDS. O Ministério da Saúde, por isso, 
determinou a apreensão, em todo o país, deste medicamen-
to utilizado principalmente por hemofílicos. Determinou 
também a interdição cautelar de outros oito medicamentos 
derivados de sangue, também suspeitos de contaminação1.  

Uma repórter da Rede Globo, em Brasília, foi escalada em
26 de fevereiro para fazer uma reportagem sobre o assun-
to2. Essa repórter desde logo constatou uma atitude ne-
gligente do Ministério da Saúde. O Secretário Nacional
de Vigilância Sanitária, Ronald Rahde, informava que no
dia anterior havia enviado um telex às secretarias esta-
duais de saúde. Mas neste dia 26, sequer a Secretaria de 
Saúde do Distrito Federal tinha conhecimento do comuni-
cado. A repórter também constatou que a gamaglobulina
podia ser adquirida em farmácias de Brasília. Era sex-
ta-feira e Rahde alegava dificuldades para mobilizar os 
técnicos da Secretaria para a apreensão do medicamento.  

O ministro Borges da Silveira, da Saúde, também mostra-
va-se conformado com as dificuldades na apreensão da ga-
maglobulina, embora chegasse a lembrar que muitos casos
de contaminação de hemofílicos com o vírus da AIDS - que 
eram atribuídos a transfusões de sangue, como o do car-
tunista Henfil - poderiam ter sido causados por medica-
mentos contaminados. Diante da situação, as autoridades
do Ministério da Saúde ressaltavam a importância da vei-
culação de matéria jornalística para alertar os possi-
veis consumidores do medicamento.  

Chocada com o que documentava3, a repórter preocupou-se 
em produzir uma matéria cautelosa, mas que fosse capaz
de funcionar como alerta aos consumidores de gamaglobu-
lina e dos demais hemoderivados do laboratório Behring.
A matéria foi editada em Brasília e enviada á sede da 
Globo, no Rio. Mas não foi ao ar nesta noite e nem em
qualquer outro dia. Ocorre que o laboratório Behring
pertence ao grupo Hoescht, um dos maiores anunciantes da 
Globo e parceiro da Fundação Roberto Marinho no projeto 
Ciranda da Ciência.  

Interpretando os interesses do seu anunciante, que tem o 
sugestivo slogan "Química a Serviço da Vida", neste 26
de fevereiro, a Rede Globo admitiu ficar "a serviço da 
morte" e pode ter contribuído, junto com a irresponsabi-
lidade do Ministério da Saúde, a sujeitar à contaminação 
com o vírus da AIDS de dezenas, talvez centenas de con-
sumidores de gamaglobulina que poderiam ter sido alerta-
dos mas não o foram.  

Quem trabalha em redações de jornal, rádio ou televisão, 
é testemunha cotidiana de fatos, talvez não tão dramáti-
cos como este, mas que atestam a submissão do interesse
público ao privado e as conseqüências de uma atuação
orientada exclusivamente pela lógica da mercadoria. Os 
meios de comunicação de massa no Brasil configuram uma
perversa máquina de poder que opera uma insidiosa usur-
pação do público pelo privado, uma verdadeira afronta à 
cidadania.  

A CONCENTRACÃO  

A televisão é o principal veículo de comunicação do 
país. Em 1991, absorveu 56%4 do montante das verbas pu-
blicitárias de um mercado de 1,91 bilhões de dólares.
Essa concentração das verbas na televisão é uma das fa-
ces de um mercado extraordinariamente concentrado por um 
único grupo empresarial. Apenas a Rede Globo absorve di-
retamente quase 40% da totalidade das verbas publicitá-
rias investidas no país. Somando o faturamento dos de-
mais empreendimentos das organizações Globo na área da 
comunicação - jornal O Globo, rede de emissoras AM e FM, 
editora Globo - essa participação no mercado fica perto
de 50%5. Mas ainda há mais. Os principais grupos regio-
nais de comunicação - com os maiores jornais e redes de 
emissoras AM e FM - são vinculados, na maioria dos Esta-
dos, às afiliadas da Rede Globo. Assim, direta e indire-
tamente, as organizações Globo controlam algo em torno
de dois terços de todo o mercado de comunicação.  

A Rede Globo é o exemplo caricato de um mercado extrema-
mente concentrado em todos os seus segmentos. A Federa-
ção Nacional dos Jornalistas estima que cerca de 90% de 
tudo o que se lê, se vê e se ouve através dos meios de

- 1 -



 

comunicação do país origina-se de conglomerados de pro-
priedade de apenas 9 famílias (Marinho, Santos, Saad, 
Bloch-Grupo IBF, Frias, Mesquita, Levy, Nascimento Bri-
to, Civita)6.  

OS BENEFICIADOS  

A televisão constitui a espinha dorsal dos sistemas de 
comunicação, por sua importância econômica e política, 
unificando o mercado e exercendo uma poderosa capacidade
de determinação da cultura, em caráter massivo e nacio-
nal. No plano nacional, a televisão cumpre o papel uni-
ficador exercido pelo rádio no plano local, integrando 
audiências de analfabetos e o imenso contingente da po-
pulação que não tem condições de adquirir jornais e re-
vistas. A radiodifusão, isto é, a televisão e o rádio no 
seu conjunto, em 1991, absorveram 61,1% do mercado.  

Mais do que potencialidade econômica, o peso da radiodi-
fusão revela poder político, tanto na sua atuação, como 
na sua própria organização. Até 1988, o "direito" de 
acesso às concessões e permissões de freqüências e ca-
nais dependia de uma decisão pessoal do presidente da 
República. Isso perdurou por 57 anos tolerado pela so-
ciedade civil. Em apenas três anos e meio de atuação, o 
governo Sarney aumentou em quase 50% o número de emisso-
ras criado em 54 anos. Foram 1.028 concessões e permis-
sões utilizadas por Sarney - que posou de estadista no 
processo de impeachment de Collor - para barganha de 
votos na Constituinte, especialmente em troca dos seus
cinco anos de mandato. Apenas no período crítico de dis-
puta, que inicia com a criação do Centrão - entre novem-
bro de 87 e setembro de 88 - foram distribuídas 586 
emissoras. Já com a posição final do Congresso definida
- aprovado em plenário o texto incluindo dispositivo que 
dava ao Congresso a palavra final sobre as concessões e 
permissões - Sarney ainda teve coragem de distribuir 257 
emissoras em setembro e outras 25 em outubro, até a vés-
pera da promulgação da nova Constituição, no dia cinco. 
Isso ocorreu sem nenhuma reação da sociedade civil cor-
respondente à gravidade do problema.  

Hoje restam menos de 15% das freqüências e canais tecni-
camente viáveis no país7. Foi praticamente esgotado o 
espectro eletromagnético, através de outorgas para bene-
ficiar grupos, barganhar votos, influenciar decisões,
além de compadrio e, não raro, corrupção. Foi assim que
os setores mais conservadores do país - que se submete-
ram ou mantiveram relações de compromisso com os gover-
nantes - passaram a controlar o núcleo estruturador dos 
sistemas de comunicação no Brasil, que é a radiodifusão. 
Fazem parte deste seleto "time" de beneficiados, empre-
sas pertencentes a familiares de personalidades como o 
próprio ex-presidente José Sarney, o atual presidente 
Collor, e o ex-ministro das Comunicações e atual gover-
nador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães. As empresas 
das famílias desses três personagens8, aliás, são afi-
liadas da Rede Globo.  

EXECUTIVO DOMINA  

Mesmo com a Constituição atribuindo ao Congresso a com-
petência de homologar a outorgas de concessões e permis-
sões, o Executivo continuou "dando as cartas" sobre os 
sistemas eletrônicos de comunicação de massa. O Executi-
vo prosseguiu aprovando sozinho as transferências de ou-
torgas. Desse modo, para se obter uma FM de 0,5 quilowa-
tes em Cacimbinhas, no interior do Rio Grande do Sul, é 
preciso a aprovação do Congresso. Mas para se transferir 
as concessões de uma rede nacional de televisão - como 
ocorreu em junho último com a Rede Manchete, adquirida
da família Bloch pelo grupo IRF - basta a chancela de um 
burocrata da Secretaria Nacional de Comunicações. Além
desse poder, o Executivo pode manobrar com o bilionário 
montante das verbas publicitárias federais, que chega a
15% do mercado, ajudando na sustentação de determinados 
grupos como ocorreu com a Rede OM9, do empresário para-
naense Carlos Martinez, ex-caixa de Collor na campanha 
de 89. Neste caso, a Rede OM, criada no início de 92, 
pretendia constituir uma linha de apoio ao governo Col-
lor e, segundo apurou a CPI do Caso PC Farias, também 
foi financiada com cheques de fantasmas e do próprio PC 
Fariasl0.  

Tão grave quanto isso é a interpretação, assumida pelo 
Executivo, de que a competência do Congresso se esgota
nas tecnologias convencionais de rádio e televisão. O 
Executivo, assim, desde o governo Sarney, vem acelerando
a implantação das novas tecnologias, regulamentadas por
decretos e portarias e autorizadas exclusivamente pelo 
governo federal (ver Quadro).  

A gigantesca e impermeável máquina de poder já consti-
tuída pelos sistemas de rádio e televisão, passa a ser 
fortalecida e modernizada com a distribuição autoritária 
e excludente das novas tecnologias. Os mesmos grupos, os 
setores mais conservadores do país, que já controlam os 
atuais sistemas de comunicação, estão recebendo do go-
verno federal os instrumentos para a montagem dos siste-
mas dominantes de comunicação do próximo século. Até 
agora, ainda sem contraposição significativa da socieda-
de civil.  

NOTAS  

1 Além da apreensão da gamaglobulina, foram os seguintes
os hemoderivados interditados cautelarmente, segundo es-
clarece nota oficial do Ministério da Saúde emitida em 
26/2/88: albumina humana 20%, crioprecipitado, fibrogê-
nio humano, gamavenina, globulin superimune contra-per-
tussis, metargan, betanogama e betanovenina.  
2 Depoimento concedido ao autor.  
3 O motorista da sucursal da Rede Globo que atendia à
repórter entrou em pânico ao tomar conhecimento dos fa-
tos pois seu filho, recentemente, havia consumido gama-
globulina. 

- 2 -



 

5  Em 1991 a Editora Globo faturou 122,4 milhões de dóla-
res e o jornal O Globo 115,6 milhões de dólares (In: 
MAIORES E MELHORES. Exame. São Paulo, Editora Abril, 
ago.92, p.56 e p.58.) a estes empreendimentos somam-se 
as 15 emissoras de rádio (10 AM e 5 FM) que lideram o 
Sistema Globo de Rádio, também integrado por outras 41 
emissoras afiliadas.  
6 FENAJ. Proposta dos jornalistas à sociedade civil. 
Florianópolis, FENAJ/UFSC, 1991, p.16.  
7  Até abril de 1992, haviam sido outorgadas 1.565 fre-
qüências de rádio AM, 1.237 freqüências de rádio FM e 
256 canais de televisão, conforme dados da Secretaria 
Nacional de Comunicações.  
8  Respectivamente a TV Mirante, do Maranhão; a TV Gaze-
ta, de Alagoas; e a TV Bahia, da Bahia.  
9   Estima-se que nos primeiros meses de 1992, a Rede OM 
tenha sido contemplada por verbas de publicidade de es-
tatais estimadas em 1,5 milhões de dólares por mês, 
coincidentemente, valores que cobriam exatamente as des-
pesas operacionais da empresa que ficavam em torno de 1, 
3 milhões de dólares mensais. Esse aporte de recursos 
públicos cessou com o início das denúncias que levaram à
aprovação do pedido de impeachment de Collor. In: UM BOM
MAU NEGÓCIO. Veja. São Paulo, Editora Abril, 23 set.92, 
p.93  
l0 Op. cit. p.92-3.  

- 3 -



 

O AVANÇO SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS 
 A palavra de ordem é "criar situações de fato"  

e beneficiar os grupos dominantes.  
NOVA TECNOLOGIA  O QUE É SITUAÇÃO ATUAL 

TV EM UHF  Utiliza os canais 14 a 83, em ul-
tra hiqh frequency, ocupando as 
faixas de 470 a 890 MHz. Via ar, 
possibilita cerca de 35 canais nu-
ma mesma região.  

Elaborado pelo governo Sarney um 
Plano de Distribuição de Canais 
baixado pela Portaria 194 de
5/8/88, incluindo 156 emissoras em
32 cidades. As autorizações não
passam pelo Congresso Nacional.  

TV POR ASSINATURA Trata-se de emissora de TV em UHF 
operando com sinal codificado, pa-
ra ser recebido por assinantes 
através de um decodificador espe-
cial.  

Regulamentada pelo Decreto 95.744 
de 23/2/88, baixado pelo governo 
Sarney. 25 autorizações distribuí-
das sem a homologação pelo Con-
gresso Nacional.  

TRANSMISSÃO DIRETA 
VIA SATÉLITE  

Transmissão, através de satélite,
de canais com sinal codificado que
são recebidos por assinantes, com 
aparelho decodificador, através de 
antenas parabólicas.  

Sem regulamentação específica. 
Operada pela Rede Globo (Globosat)
que está criando uma situação "de 
fato" com sua atuação e vem prati-
camente monopolizando recursos do 
satélite Brasilsat.  

MMDS  A partir de uma mesma antena são 
emitidas em microondas até 31 ca-
nais com sinal codificado que são 
recebidos por assinantes dotados
de antenas especiais e decodifica-
dores. A limitação é a exigência
de que haja contato visual entre a 
antena transmissora e a receptora,
sem obstáculos. 

Sem regulamentação definitiva. Mas
6 empresas já receberam autorização 
para operar, cada uma, quatro
canais, sem a homologação do Con-
gresso e criando uma situação "de 
fato", antes da regulamentação do 
serviço.  

CABODIFUSÃO 
(TV A CABO) 

Através de uma rede de cabos coa-
xiais, semelhante à de telefonia, 
uma central de transmissão é liga-
da diretamente às residências dos 
assinantes, que recebem, com alta 
qualidade, os canais da TV conven-
cional em VHF, e dezenas de outros 
canais em UHF, transmissão de áu-
dio ou de dados. O sistema possi-
bilita serviços de telecomunica-
ções, telecompras, consultas medi-
cas à distância, teleconferências, 
aulas e uma infinidade de outros 
serviços. Com a rede sendo de ca-
bos de fibra ótica, o numero de 
canais pode chegar à casa das cen-
tenas. É o sistema de comunicações 
do futuro, em expansão em todo o 
mundo. 

Desde 1974, todos os governos fe-
derais tentaram implantar o siste-
ma para beneficiar grupos. Para 
criar uma situação "de fato" e 
dissimular o inicio da sua implan-
tação, o governo Sarney, através 
da Portaria 250 de 13/12/89, auto-
rizou a implantação de redes, de-
nominando o serviço de DISTV. Além 
de 5 autorizadas pelo governo Sar-
ney, o governo Collor distribui 93 
autorizações, nos principais mer-
cados, e desde 1991 tentou apro-
var, por Decreto, uma regulamenta-
ção definitiva. Não há homologação 
do Congresso sobre as autoriza-
ções.  


